História da raça boxer

A Raça Boxer é de origem alemã, foi desenvolvida no final do século XIX por um grupo de cinófilos alemães que procuravam obter, mediante o cruzamento de um tipo de cão antigo, conhecido como Bullenbeisser com o Buldogue Inglês, uma raça de características homogêneas e elegantes.

Desse cruzamento, resultou cães de queixo desenvolvido, orelhas altas e ossos fortes.

Derivou-se consequentes cruzamentos destes exemplares a fim de eliminar-se os excessos de cor branca, proveniente do bulldog, e com isso, obterem-se a coloração desejada, o louro ou dourado, e além disto e principalmente, reduzir a robustez e conformação pesada, buscando uma conformação mais ágil e elegante.

O Bullenbeisser era um cão de pelagem dourada ou tigrada e sua constituição física era muito maciça, de cabeça grande, e musculatura exagerada.

Em 1896, fundou-se o primeiro clube do Boxer em Munich. A partir daí, foi celebrado entre os formadores da raça a necessidade de eliminar-se por completo todas as características do bulldog que poderiam desvalorizar o boxer ideal, procurando fixar o dourado e o tigrado como cor padrão em detrimento do branco.

O Boxer como é conhecido atualmente foi criado em Munique no final do século XIX na mesma época que se originou o nome BOXER.

Há muita controvérsia a respeito da origem do nome mas uma das mais aceitas é a hipótese de que o nome deriva da maneira particular como os cães da raça costumam usar as patas dianteiras ao brincarem uns com os outros.

Hoje em dia, existem inumeros sérios criadores de boxer em todo mundo, sendo está raça de cães muito admirada e amada por todos que com ela convivem.