Temperamento do Boxer 1

O Boxer é um cão muito dócil no meio familiar e  não é um cão de um único dono. Festeja a todos com muita alegria. Com crianças, sua dedicação é incrível, demonstrando claramente sua felicidade na presença delas e sua paciencia em brincadeiras. Com crianças estranhas, cuida e brinca com elas como se fossem crianças da casa. É dotado de exímio olfato e sua docilidade, aliada a energia, fazem do Boxer um cão fácil de se adestrar.
O Boxer tem temperamento fiel e muito ligado ao dono e a seu território, sendo considerado grande  protetor. Corajoso, o Boxer é dotado de um ataque potente que é facilitado pela projeção de sua mandíbula; quando parte para desempenhar esta função, somente desiste se acionado por seu dono ou vencido por seu oponente.
O Boxer, devido a sua versatilidade e temperamento tolerante, agrada os mais variados tipos de pessoas, principalmente aquelas que procuram aliar guarda e companhia numa única raça.
É um cão que não late a toa e que gosta de estar perto do dono, entretanto, não é daquelas raças que solicitam atenção a toda hora. Embora seja um cão ativo, não é exigente na questão espaço. Um quintal e um corredor são suficientes. Há relatos de criadores de boxer e proprietários (nos incluimos nestes- vide origem do canil) ,  que os têm em apartamentos e segundo eles, vivem bem e não incomodam, desde que exercitados regularmente.
Desta forma, apesar de seu tamanho,  boxer não necessita de cuidados especiais, bem como não exige  espaço específico como um canil de boxer.