Proporções e características do Boxer

O boxer é um cão de porte médio para grande, compacto, de figura quadrada, com ossatura robusta e de pelagem curta. A musculatura é seca, poderosamente desenvolvida, modelagem nitidamente definida. Sua movimentação é enérgica, poderosa e nobre. O boxer não é rústico, pesado, muito leve, nem lhe falta substância.

O Boxers machos adultos medem entre 55,9 cm e 63,5 cm de altura enquanto as fêmeas estão entre 53,3 e 58,4 cm aproximadamente. O macho não deve medir menos que o mínimo nem a fêmeas deve ultrapassar o máximo.

No entanto o que é levado mais em conta é o balanço do conjunto, qualidade individual, já que o tamanho não é desqualificação..

Existem algumas proporções muito importantes na analise de um Boxer:

a) Comprimento do tronco: a construção é de figura quadrada, isto é, a horizontal da cernelha e as duas verticais, uma tangenciando a ponta do ombro e a outra a ponta do ísquio, formam um quadrado.

b) Profundidade de peito: o peito alcança abaixo dos cotovelos, sendo a metade de altura da cernelha.

c) Comprimento da cana nasal: a proporção crânio-focinho é de 2:1;

Nos próximos textos,  analisaremos cada uma destas proporções mais detalhadamente a fim de elucidar as características que todo criador de boxer busca em sua criação.