Características Físicas: Focinho

O focinho de um boxer deve ser bem desenvolvido nas três dimensões e de maneira equilibrada. Sua forma é determinada pela forma e articulação dos maxilares;  disposição dos caninos inferiores e alinhamento das arcadas dentárias;  e pela maneira com que os lábios se amoldam a essa estrutura.
Os caninos devem ser de bom tamanho e  o mais afastado possível.
O plano anterior do focinho é, portanto, largo, quase quadrado, formando um ângulo obtuso com a linha superior do focinho.
O contorno do lábio superior pousa no contorno do inferior. O lábio inferior, no terço anterior da mandíbula, curvada para cima, não pode ultrapassar muito à frente nem, tão pouco, ocultar-se sob o lábio superior.
O queixo projeta-se à frente do lábio superior, de maneira bem nítida, tanto de frente, quanto de perfil, sem por isso assemelhar-se ao do Buldogue.
Tanto os incisivos inferiores, quanto a língua devem ficar ocultos, enquanto a boca estiver fechada. Os seis incisivos são bem alinhados, inclusive os incisivos pinça, entretanto, os superiores formam um leve arco, enquanto, os inferiores alinham-se em reta.
Os dentes são fortes, sadios e normalmente inseridos.A mandíbula avança em relação à maxila e assume um forma levemente encurvada para cima.
Todo canil de criador de boxer dá uma grande importância a estas características, uma vez que o focinho entrega a cabeça.