Gestação

A gestação nas cadelas dura em torno de 58 a 63 dias. A gestação pode ser confirmada por ultra-sonografia, que também mostrará o número de fetos e sua posição no útero.
O diagnóstico através de palpação pode ser feito a partir dos 30 dias, mas em alguns casos ainda pode ser dificil detectar gravidez. Com a ultrasonografia, a gravidez é facilmente detectada a partir de 25 dias.
Com 35 dias já se observa o desenvolvimento das glândulas mamarias, que ficam rosadas e túrgidas. Nessa fase já há aumento acentuado de peso.
Com 40 dias o abdome já está aumentado.
Aos 45 dias o RX já evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros.
Com 49 dias a cabeça dos fetos já é bem palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias.
A partir da 8a semana de gestação, o movimento dos filhotes já pode ser visto quando a cadela está deitada. Os filhotes já podem nascer de forma segura.
Uma semana antes do parto, principalmente nas fêmeas em primeira gestação, ocorre secreção aquosa nas glândulas mamarias.
O uso de ração balanceada de boa qualidade e de formulação para filhotes e fêmeas em gestação, é a melhor forma de garantir os nutrientes necessários, sem a necessidade de suplementos extras.
Durante a gestação, devido a ação da progesterona, o tempo de esvaziamento gástrico da cadela aumenta, mas ao mesmo tempo a motilidade gástrica diminui, conforme o estômago é deslocado pelo útero em crescimento.  Portanto o ideal é que se forneça a alimentação em pequenas porções várias vezes ao dia, facilitando a digestão.
É normal que no final da gestação a cadela perca o apetite, principalmente quando está próximo da hora do parto.
Duas semanas antes do parto prepare o local onde a cadela irá ter seus filhotes de boxer e a estimule a deitar e dormir lá. Isso a deixará mais segura na hora do parto.