O PARTO

O parto de uma cadela de boxer pode ser divido em 3 fases:
A primeira fase do parto, pode demorar de 2 a 12 horas, o que costuma angustiar muitos proprietários de 1º viagem. Nesta fase, a cadela fica muito ofegante, costuma ficar inquieta, da sinais de nervosismo, costuma fazer seu ´´ninho´´, tem perda de apetite, podendo ficar arqueada, tremer e até vomitar.
A segunda fase do parto inicia-se quando a cadela começa a ter contrações mais fortes e a expelir fluidos aquosos. Tais contrações fazem com que os filhotes de boxer entrem no canal pélvico, estimulando a cadela a fazer mais força.
Á terceira fase consiste na expulsão do filhote, que normalmente é expelido com uma fina e esbranquissada membrana que o  envolve, cuja cadela geralmente a rompe. Tais membranas podem sufocar o filhote caso não seja retirada de sua narina. Caso a cadela não limpe esta membrana no rosto do filhote, cabe a quem esta assitindo o parto ajudar neste sentido.
Geralmente a cadela faz tudo sozinha. Rompe e come a membrana, lambe os filhotes, limpa-os,  corta o cordão umbilical.
O periodo entre a expulsão de cada filhote pode variar entre 30 minutos á 2 horas.
Cabe tambem a quem esta assistindo o parto,  secar o filhote com pano macio e seco, cortar o cordão umbilical num tamanho á +- 1cm do filhote e devolve-lo a mãe e depois limpar e secar o local do parto para que os filhotes ja  secos não se molhem.
Durante a terceira fase do parto, a cadela expelirá as placentas e deverá inclusive come-las, bem como toda a membrana.
É importante deixar o veterinario de sobreaviso, uma vez que podem haver imprevistos. Se as contrações durarem mais de  2 horas ou a pausa mais de 6 horas, entre outros imprevistos, esteja preparado para levar a cadela ao veterinario.