Pós parto – ninhada

Depois do parto o apetite da mãe aumentará consideravelmente. Durante os primeiros dias deverá levar para junto da cadela  a comida e a água, pois a mesma  não deixará os filhotes.  Nesta fase opte por uma ração adequada para cadelas em lactação.
É importante  observar regularmente e cuidadosamente as mamas da cadela, procurando sinais de mamite (vermelhidão); caso ocorram, deverá procurar a ajuda do veterinário.
Durante alguns dias depois do parto a cadela terá um corrimento vaginal sanguinolento que em seguida se torna mais escuro e deverá ter desaparecido completamente às duas/três semanas.
Os filhotes de boxer quando do nascimento não têm o seu sistema imunitário completamente desenvolvido, desta forma, os filhotes  obtêm os anticorpos que lhes permitirão imunidade a diversas doenças durante as primeiras semanas da sua vida mamando o colostro.
Os filhotes devem mamar o colostro o mais precocemente possível já que além do seu intestino se tornar impermeável às moléculas de anticorpos, a concentração destes anticorpos no colostro diminui também rapidamente depois do parto .Desta forma, é impressindivel fazer com que o recem nascido mame o colostro de sua cadela logo após o parto. Normalmente, os filhotes mamam de duas em duas horas, até ficarem com o estômago arredondado, e mantêm-se sossegados.
É muito importante manter o local dos filhotes aquecido, pois até os primeiros 14 dias não conseguem regular a temperatura corporal. Desta forma, caso seja necessario, coloque luz proxima aos filhotes para aquece-los.
Aos 10 dias de idade o seu peso corporal deverá ser o dobro do peso ao nascimento.
Em média os cachorros abrem os olhos cerca das duas semanas de idade e vêm nitidamente às 4 semanas de idade. Os ouvidos costumam abrir ente 14 e 18 dias de vida.
Aos 15 dias de vida, os filhotes devem ser vermifugados.
A partir de 25 dias dias de vida, deve-se estimular os filhotes a ingerirem comida solida (ração humida), uma vez que com o aparecimento de dentição, o ato de mamar pode machucar bastante a cadela