Desmame

Devemos começar o desmame de boxers a partir dos 30 dias de idade. Nesta idade os filhotes de boxer ja estão com dentes afiados e podem vir a machucar a cadela. Naturalmente a cadela começa a se afastar deles.
Entretanto,   o desmamae deve ser gradativo, ou seja, inicia-se a introduzir comida solida (papinha) ou ração amolecida com leite morno uma vez ao dia.
No inicio os filhotes entrarão dentro do prato de comida. Para estimula-los a comer, recomenda-se molhar o dedo com um pouco da ração amolecida deixando o filhote cheirar e lamber. Aumente gradativamente para duas, tres e quatro vezes ao dia.
No intervalo entre as refeições , sugere-sae amamentar os filhotes, pois uma vez a cadela ainda produzindo leite, este tende a empedrar caso não seja utilizado. Sugere-se quando os filhotes estejam sendo alimentados 4 vezes ao dias, que a cadela apenas durma com eles, para que eles sejam acostumados a ficar sem a mae.
Quando os filhotes estiverem com 40 dias e ja se alimentando bem com a ração amolecida, podemos ajudar a cadela a secar o leite diminuindo a comida e quantidade de agua.
Aos 45 dias de idade, pode-se afastar os filhotes da cadela, entretanto, nunca retire todos os filhotes de uma so vez. Faça isso ao londo de 3 a 4 dias.