É sabido que uma cadela boxer tem seu primeiro cio com mais ou menos 8-9 meses de idade. Entretanto, é enfaticamente desaconselhado o acasalamento nessa idade, pois esta cobertura traria grandes riscos e prejuizos ao desenvolvimento fÃsico de sua Boxer.
Da mesma forma, um veterinário deve ser consultado quando queira-se acasalar uma cadela idosa, pois a compacta consistência da bacia, dos tendões e das ligações ósseas podem dificultar o normal nascimento dos filhotes, e com isso, ter serias conseqüências para filhotes e também para a cadela-mãe.
Muitos especialistas aconselham o cruzamento após o 3º cio da cadela.
Muitas vezes acontece da cadela atacar ou recusar o reprodutor na hora do acasalamento. Isso na grande maioria das vezes deve-se ao engano na  contagem da entrada no cio, que se revela por uma perda de sangue.
Não é tão fácil, como muitos pensam, determinar essa entrada com exatidão, pois o primeiro sinal pode ser tão insignificante que escapará à nossas vistas, sobretudo porque muitas fêmeas costumam lamber essas gotas de sangue.
Uma dica bastante útil para detectar a entrada do cio é , deixar a cadela dormir emcima de um pano branco, um pouco antes de seis meses, quando calcula-se que irá iniciar o novo periodo de cio da cadela. Controlando-se o pano toda manhã notar-se-á gotas de sangue da cadela que a mesma não conseguira limpar no pano. Assim se detectara o inicio do cio.
Contam-se então mais 8 a 12 dias e o corrimento sanguineo torna-se esbranquiçado e tem-se o inÃcio do perÃodo em que a maioria das cadelas aceita voluntariamente o macho.